EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Influência do Traço de Personalidade "Orientação para o Cliente" do Empregado de Fronteira na Percepção de Valor e Confiança do Cliente: Estado-da-Arte e proposições de Pesquisa


Informações

Código: MKT1367
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing

Autores

Kenny Basso, Lélis Balestrin Espartel

Resumo

A orientação para o cliente, como um construto proveniente da orientação para o mercado temsido alvo de diversos estudos. Porém, são poucos ainda os estudos que fazem menção aligação deste construto com a personalidade do indivíduo. Considerando, que toda orientaçãotenha um impacto, seja na performance da organização ou no comportamento e percepções docliente, este artigo ao procurar evidenciar possíveis relações entre a orientação para o cliente ea personalidade dos empregados de fronteira através do Modelo Meta-teórico de Motivação ePersonalidade (Modelo 3M), faz uso da confiança e do valor percebido como variáveis deresultado, que podem, por sua vez, serem mensuradas no indivíduo. O artigo encontra-seestruturado de forma a gerar proposições que instiguem novos estudos acadêmicos e práticossobre a temática, provendo maiores entendimentos para a disciplina de marketing estratégicoe para a tomada de decisões estratégicas de marketing nas organizações.

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