EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Sistema de Oferta de Restaurantes de Alta Gastronomia: Uma Perspectiva Sensorial das Experiências de Consumo


Informações

Código: MKT1209
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing

Autores

Anne Karmen Gomes Teixeira, Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar como se constitui o sistema de oferta dos restaurantesde alta gastronomia sob a concepção do marketing sensorial. A pesquisa destaca que oscomponentes da oferta desses restaurantes são elementos que possuem dimensões sensoriaismúltiplas e, portanto, possíveis de promover experiências de consumo gratificantes ouextraordinárias para os consumidores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e comométodo, optou-se pelo estudo de múltiplos casos. Foram selecionados quatro restaurantes queapresentavam componentes indispensáveis para análise dos seus sistemas de oferta com basena perspectiva sensorial e por possuírem características potenciais para proporcionar aosclientes uma experiência de consumo completa. Para a coleta de dados foram empregadas astécnicas de observação direta e entrevistas individuais semi-estruturadas. Na interpretação dosdados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que ossistemas de oferta dos restaurantes pesquisados se constituem de elementos que sãodeliberadamente planejados pelos seus proprietários com o intuito de estimular os sentidos e oimaginário dos consumidores e que esses elementos concorrem para criar e desenvolverexperiências de consumo significativas e únicas para os seus clientes.

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