EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Relacionamentos nos Canais: Uma Investigação Exploratória no Canal Alimentar no Brasil


Informações

Código: MKT662
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing

Autores

Silvio Abrahão Laban Neto

Resumo

A pesquisa acadêmica e a prática empresarial reconheceram, há muito, a importância dagestão do relacionamento entre as empresas envolvidas nas funções de distribuição.Praticamente, todas as interações entre os agentes que atuam no canal de distribuiçãoapresentam elementos relacionais que podem ser utilizados para coordenar as atividades egerenciar o relacionamento entre esses agentes No entanto, podemos afirmar que, apesar daevolução no estudo dos relacionamentos entre os agentes no canal de distribuição, existemdiversas oportunidades de investigação a explorar. Essas oportunidades se tornam aindamaiores, quando consideramos o volume da produção acadêmica voltada ao contextobrasileiro. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo descrever os relacionamentos que sedesenvolvem entre os diversos agentes no canal de distribuição de alimentos (indústria,atacado e varejo), procurando caracterizar seu estágio atual e oferecer hipóteses a sereminvestigadas que poderão contribuir para seu aperfeiçoamento. Foram desenvolvidas onzehipóteses relacionadas aos resultados dos relacionamentos, o processo de negociação, autilização de poder, a existência de conflito e cooperação e a respeito dos impactos dainformalidade tributária.

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