Casa de ferreiro, espeto de pau? Estudando a precificação de marcas próprias em supermercados
Informações
Código: MKT490
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing
Autores
César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior, Augusto de Oliveira Monteiro, Sergio Ricardo Goes Oliveira, Joseilton Silveira da Rocha
Resumo
O presente artigo discute a evolução do posicionamento de marcas próprias ou desupermercados no Brasil, enfatizando o processo de formação de preços. O senso coletivocostuma atribuir às marcas dos varejistas o estigma do binômio preço baixo e qualidadeinferior. Porém, estudos recentes indicam mudanças de atuação das marcas próprias,sugerindo um possível reposicionamento estratégico em busca de maior valor. A controvérsiamotivou a busca de um diagnóstico atual sobre a ação destas marcas na formação dos preços.Foram pesquisados os preços de 2.220 produtos, coletados em três diferentes redes desupermercado de Salvador, Bahia. A análise estatística dos dados evidenciou a prática depreços significativamente menores em marcas de supermercados. Os resultados obtidossugerem haver espaço para a adoção de preços superiores para os produtos sob marcaspróprias. Varejistas brasileiros poderiam utilizá-las como estratégia de diferenciação,reforçando a qualidade e o valor percebido destes produtos.
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