EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Segmentação Psicográfica de Estudantes Universitários com o uso da Tipologia VALS 2


Informações

Código: MKT377
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-C - Gestão e Estratégia de Marketing

Autores

Wescley Silva Xavier, Fernanda Paula Silva Gonçalves, Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo revelar perspectivas de segmentos entreestudantes universitários a partir das variáveis contidas na tipologia VALS 2, considerando,porém, a inter-relação de características específicas de estilo de vida dos sujeitos sociaisestudados. Trabalhos dessa natureza têm sua legitimidade respaldada na crescente busca porsegmentos de mercado, especificamente os que têm como base fatores psicográficos. Paraalcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo de natureza quantitativa com 192estudantes universitários. Os dados foram analisados com base na análise fatorial, permitindoestudar o inter-relacionamento de variáveis observadas, a fim de definir um conjunto dedimensões latentes comuns. Após a formação dos fatores/grupos a partir da análise fatorial,procedeu-se a formação de clusters. Os resultados encontrados sinalizam para a formação desegmentos entre o público universitário distintos daqueles que a tipologia VALS 2 preconizaem seu modelo clássico. No que diz respeito aos perfis de segmentação, o que se percebe éum sombreamento de características que a priori estavam alocadas em perfis distintos, alémde clusters inscritos em 3 vértices básicos: liderança, adesão à moda e busca por estímulos.

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