Inovatividade e Percepção da Inovação: Um Modelo Conceitual Para Análise Comportamental da Escolha
Informações
Código: MKT1178
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Paulo Henrique Muller Prado, Danielle Mantovani Lucena da Silva, Eneida Bezerra Soares Ribeiro, Jose Carlos Korelo, Flávio Souza Freire
Resumo
Este estudo, de natureza exploratória e qualitativa, realizado com vinte e três consumidores deprodutos de uso pessoal em constante inovação, investiga o papel dos objetivos de escolha edas metas de consumo na relação entre inovatividade e características percebidas da inovação,durante o processo de decisão. A contribuição do estudo está em conciliar a abordagem dateoria de inovação aos aspectos comportamentais do processo de escolha. Tais aspectos sãotrazidos, particularmente no que diz respeito aos objetivos de escolha e às metas de consumo,com a finalidade de compreender o perfil de decisão na compra de um produto inovador. Osresultados apontam que a maneira como os entrevistados buscam seus objetivos de escolha econstroem sua hierarquia de metas de consumo, neste caso, tende a ser guiada pelainovatividade. Como conseqüência, a percepção das características da inovação sofre ainfluência desses construtos. Assim, foram identificados indícios do relacionamento entreinovatividade, percepção da inovação e suas variáveis intervenientes objetivos de escolha emetas de consumo. Por isso, o estudo propõe um modelo conceitual do processo de escolhade produtos inovadores com base nas relações encontradas entre os construtos analisados esugere algumas proposições de estudo.
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