EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Leitor e sua Relação com a Revista Impressa e a Revista Eletrônica - um estudo de caso


Informações

Código: MKT3094
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Aurea Helena Puga Ribeiro, Plínio Rafael Reis Monteiro, Fernando Dias Martins, Iêda Lima Pereira

Resumo

Neste estudo, buscou-se contribuir com a compreensão do comportamento dos leitores frenteàs versões impressa e eletrônica de uma revista, trazendo novas informações a respeito daforma como a relação de lealdade se constrói nessas duas mídias. A metodologia aplicada, edescrita ao longo deste trabalho, teve como base um estudo de caso em uma revista domercado brasileiro, utilizando-se uma pesquisa de campo qualitativa e quantitativa com seusassinantes. Após a construção do instrumento de pesquisa e da análise dos dados coletados,foi possível identificar que a versão eletrônica da revista, de forma isolada, ainda é umproduto com baixo apelo aos leitores. Por outro lado, verificou-se que a versão eletrônicaagrega valor à versão impressa da revista e é valorizada pela maior parte dos assinantes darevista impressa. A versão eletrônica aparece como um produto complementar ao produtoimpresso e não um produto diretamente substituto. O estudo também mostrou que o modelohipotético de relações entre valor, satisfação e lealdade proposta na dimensão da versãoimpressa e eletrônica do produto são congruentes e demonstram correlação razoável entreestas duas dimensões.

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