O Impacto das Características Pessoais na Intenção de Compra pela Internet e o Papel da Familiaridade e da Atitude frente a Compras Online
Informações
Código: MKT2837
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Gabriel Marin Garcia, Cristiane Pizzutti dos Santos
Resumo
O presente estudo investiga o impacto das características pessoais nocomportamento de compra na internet, através da compreensão do papel da atitude e dafamiliaridade. Uma pesquisa quantitativa conclusiva foi elaborada visando compreender oefeito de quatro características pessoais: auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interaçãosocial e necessidade de interação sensorial, na atitude e na familiaridade frente a compras nainternet e na intenção de compra online. Com base na literatura, um modelo foi construído etestado. Ao todo, foram aplicados 233 questionários e os resultados demonstraram que existeuma relação significativa entre as características pessoais, familiaridade e a atitude frente acompras na Internet. A familiaridade media as relações entre as características pessoais e aatitude. Esta última exerce o papel central na formação do comportamento de compra, sendofortemente influenciada pela familiaridade. A característica pessoal mais relevante para ocomportamento de compra online foi a necessidade de interação social, demonstrando quepessoas que apreciam o atendimento pessoal serão menos inclinadas ao uso da internet comocanal de compra, pois nesse meio não é possível obter este tipo de interação.
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