EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Vinho combina com casa? Um estudo exploratório de itinerários domésticos de consumo


Informações

Código: MKT2698
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Christiana Pinto Coelho Orofino Souto, Leticia Moreira Casotti, Roberta Dias Campos

Resumo

Esse estudo de natureza exploratória tem por objetivo identificar práticas doconsumo doméstico de vinho através de situações do cotidiano das famílias. Além disso,pretende-se conhecer as principais variáveis que influenciam as diferentes situações deconsumo no universo doméstico. Para realização deste estudo, foi empregado o método dositinerários, desenvolvido pelo antropólogo francês Dominique Desjeux (2006). O método dositinerários é um método qualitativo indutivo, que propõe o acompanhamento do produtoestudado ao longo de sete etapas, nas quais o produto tem contato com o consumidor: adecisão de compra, o transporte ao local de compra, a compra propriamente dita, a estocagem,a preparação para o consumo, o consumo e o descarte. Os achados sugerem muitas variaçõesdo itinerário que podem afetar esforços de produtores e varejistas como, por exemplo, apercepção de uma bebida que pode estar se afastando das comemorações e se aproximando doconsumo cotidiano das famílias.

Abrir PDF