Segmentação por valores: conhecendo melhor o mercado consumidor de orgânicos da cidade de Uberlândia
Informações
Código: MKT2428
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Márcio Lopes Pimenta, Daniela de Castro Melo, Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Andrea Lago da Silva, Ricardo de Souza Sette
Resumo
A crescente competitividade dos mercados tem colocado as empresas em situaçõesnas quais estas têm que diferenciar seus produtos. As questões de saúde e de preservaçãoecológica têm surtido impacto nas decisões dos consumidores, mostrando oportunidades àsorganizações envolvidas no comércio de alimentos orgânicos em expor seus produtos a essademanda. Diante deste contexto, o presente trabalho busca revelar padrões que permitamsubdividir o mercado consumidor de produtos orgânicos (frutas, legumes e verduras) pormeio da análise do comportamento do consumidor em supermercados da cidade deUberlândia, Minas Gerais. Na revisão de literatura foram abordadas: as características sobrealimentos orgânicos, a segmentação com base em valores e uma revisão sobre pesquisasrealizadas em várias regiões sobre valores pessoais de consumidores de orgânicos. Foiutilizada a técnica qualitativa laddering para a coleta, análise e interpretação dos dados, demodo a identificar valores que propiciaram a evidência de três segmentos: proteção ambientale vida mais saudável; prazer e qualidade; nutrição e qualidade. Os dados que dão origem aesses padrões são reforçados por meio de comparações feitas com resultados de outraspesquisas sobre valores pessoais de consumidores de orgânicos em diversas regiões.
Abrir PDF