EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Uso do Cartão de Crédito Como Regulador do Estilo de Vida na Perspectiva dos Consumidores Endividados


Informações

Código: MKT2387
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Ananda Lia Santana Nunesmaia, Fábio Manoel Fernandes de Albuquerque, Maura Carneio Maldonado, Marcelle Chaves Sodré, Rita de Cássia de Faria Pereira

Resumo

O foco central deste artigo é o cartão de crédito enquanto forma de o indivíduo concretizar seuestilo de vida. O cartão de crédito é considerado além da sua utilização como meio de manutençãodo poder de compra, considerando-o tecnologia facilitadora de estilo de vida. Isso ocorre porque ocartão permite a participação em uma cultura de consumo contemporânea que é qualitativamentediferente daquela que seria possível na sua ausência. Assim, por meio de entrevistas emprofundidade com endividados no cartão de crédito, buscou-se investigar práticas e experiências,identificando-se percepções, significados e atitudes inerentes a este instrumento de crédito. Osresultados apontam que o cartão de crédito é visto como facilitador de consumo, extensão darenda e saída de emergência. Contudo, quando usado sem critérios de controle, ele pode assumirsignificados negativos como uma ilusão, algo que vicia o consumidor e leva-o ao descontrole,induzindo-o à compra por impulso, fazendo-o gastar mais do que se pode, contraindo débitosdemasiados e, conseqüentemente, levando o indivíduo à chamada “prisão por dívidas”.

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