EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Uma Avaliação dos Impactos da Estratégia de Imitação de Marca em Biscoitos Infantis


Informações

Código: MKT2333
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Sara Cordeiro Coelho Pavarini, Paulo de Paula Baptista

Resumo

É comum observarmos nos grandes varejistas produtos com novas marcas, defabricantes ou distribuidores (private labels), que se assemelham muito em aparência físicaaos produtos nacionalmente conhecidos e por vezes líderes de mercado. Este procedimento éuma estratégia de marketing conhecida como imitação de marcas. A estratégia consiste emutilizar-se de similaridades com as marca reconhecidas a fim de induzir o consumidor acomprar seu produto por engano ou mesmo reconhecê-lo como um similar ao original, mascom um menor preço. O estudo das estratégias de imitação de marcas foi pouco explorado noBrasil nos últimos anos, condição que abre um vasto campo para pesquisas com benefícios noâmbito teórico e prático. Neste trabalho o objetivo foi verificar a influência da utilização desimilaridades nas embalagens (cores e formas) no processo de decisão de compra de biscoitosrecheados por crianças com idade entre 7 e 12 anos. Os resultados da pesquisa indicam que autilização da estratégia de imitação de marca em biscoitos recheados exerce influência noprocesso de escolha de uma nova marca pelo consumidor infantil.

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