EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Modelagem da Compra por Impulso de Donas-de-casa de Baixa Renda em Supermercados de Belo Horizonte


Informações

Código: MKT2332
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Igor Lucio Carvalho de Lima, Marlusa Gosling, Eliane Bragança de Matos

Resumo

Esse artigo teve como objetivo desenvolver e testar um modelo de fatores que serelacionam à compra por impulso de donas de casa de baixa renda da cidade de BeloHorizonte. Definido o objeto, a revisão da teoria identificou seis dimensões capazes deexplicar em parte o comportamento dessas consumidoras nos supermercados, quais sejam:valores, significado do produto, ambiente, promoção no ponto-de-venda, impulsividade ecompra por impulso. efetivou-se a coleta de dados, com uma amostra total de 502 entrevistascom mulheres pertencentes às classes C e D da capital mineira. Formada a base de dados, oestudo prosseguiu com os testes de validação estatística. A análise fatorial exploratóriaindicou um novo subconjunto de indicadores mais adequados para compor o modelo final.Utilizando o software AMOS 16.0 foram obtidas as relações múltiplas entre os indicadores edimensões estabelecidos. A relação foi significativamente positiva entre os construtos domodelo, com exceção dos pares ambiente e compra por impulso; promoção no ponto-devendae compra por impulso. A análise dos resultados obtidos tem notória relevânciaacadêmica e gerencial, levantando uma série de indicadores que podem representar umdiferencial de fato para atrair e influenciar os consumidores do segmento pesquisado.

Abrir PDF