EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Impacto das Certificações de RSE sobre o Comportamento de Compra do Consumidor


Informações

Código: MKT2294
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Fernanda Paula Silva Gonçalves, Carlos Henrique Osório Silva, Fernanda Cristina da Silva, Wescley Silva Xavier, Bruno Tavares

Resumo

Este artigo objetivou mensurar o impacto de selos de Responsabilidade Social Empresarial(RSE) em produtos de compra-comparada sobre o comportamento do consumidor. No atualcontexto de competitividade das empresas, parece relevante estudar o impacto na decisão decompra da utilização de certificação de RSE chancelada por órgãos governamental e nãogovernamental,integrada à etiqueta de calças jeans, junto às variáveis marca e preço. O artigoconfigura-se como descritivo, expondo perfis demográficos e aspectos de comportamento decompra de integrantes da comunidade universitária de Viçosa-MG (192 questionários). Aamostra foi estratificada em dois grupos: de avaliação, exposto a um site com conteúdoinformativo sobre RSE, e de controle, sem o tratamento, sendo a análise por meio daferramenta estatística conjoint analysis. Os resultados indicaram diferenças nas importânciasatribuídas aos elementos identificadores entre os grupos de avaliação e controle, além de oselo chancelado por ONG exercer maior influência do que quando chancelado pelo Governo.Concluiu-se que a RSE insere-se como novo termo na comunidade universitária, não afetandoem demasia a sua intenção de compra, o que parece não descartar a futura utilização de umasegmentação por empresas interessadas em adicionar certificações de RSE.

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