O Consumo a Partir da Lógica do Consumidor: Usando o Arcabouço das Representações Sociais
Informações
Código: MKT2195
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Rafaela Costa Cruz
Resumo
O caráter multifacetado do fenômeno social do consumo faz surgir inquietações a respeitode como o sujeito se liga ao objeto e de que condições sócio-culturais favorecem aemergência de significados atribuídos ao ato de consumir. Por isso é válida uma discussãoque considera o conteúdo e o processo de formação dos significados relacionados aoconsumo, a partir da lógica do próprio consumidor. Nesse sentido, o objetivo desse ensaioé debater a possibilidade de uso do arcabouço teórico das representações sociais paracompreender tais significados. Os conteúdos das representações compõem estruturasprimárias pela qual os indivíduos elaboram e concebem o mundo e, independentemente, sefalsas ou verdadeiras, moldam o comportamento do consumo e devem ser passíveis deestudo e pesquisa. Partindo do entendimento da teoria das representações sociais comouma teoria sobre a construção social resultante de processos discursivos, cabemmetodologias como a observação de inspiração etnográfica, complementada pelo uso dediário de campo, como forma de debruçar-se sobre as condições que engendram asrepresentações sociais; e entrevistas não-diretivas, convidando o entrevistado a falarlivremente do ato de consumo.
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