A Representação Social dos Gerentes sobre a Internacionalização da Marca
Informações
Código: MKT2188
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Carmen Lúcia Resende Almeida, Rafael Diogo Pereira, Alexandre Santos
Resumo
O objetivo deste artigo teórico-empírico é apresentar uma discussão teóricaseguida de um estudo de caso sobre a questão da visão dos gerentes sobre ainternacionalização de suas marcas no setor de moda de Belo Horizonte. Sua relevância estáem discutir a questão da internacionalização como fator de agregação de valor à marca, sob aótica do ator social envolvido. Embasado numa perspectiva fenomenológica de investigação,este estudo adotou a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978) paracompreender as representações sociais que os gerentes fazem da internacionalização desuas marcas e a influência nas suas práticas sociais. Para atingir tal intento, valeu-se,também, do método qualitativo de pesquisa e da Análise do Discurso como método analíticopara o tratamento dos dados coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas. Desta forma,foram analisadas as representações sociais dos gerentes sobre sua visão do processo deinternacionalização. Por fim, são apresentadas algumas limitações e possíveis contribuições.Enquanto considerações finais, foi verificado que apesar da maioria dos gerentes, após ainternacionalização de suas marcas, não terem identificado aumento em suas vendas, aindaassim percebem tal internacionalização como fator de agregação de valor à marca.
Abrir PDF