EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Dimensões do Autoconceito: Construção e Validação de uma Escala Adaptada ao Consumidor Adolescente


Informações

Código: MKT2122
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Ana Paula Cavallet Mengarelli, Flávio Freire Souza

Resumo

Este estudo visou ampliar a compreensão de como as pessoas compõem seusconceitos de si mesmas, que podem influenciar suas ações como consumidores. Buscou-seresponder à pergunta: Quais são as dimensões do autoconceito e as suas especificidades parao público consumidor adolescente? A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na etapaqualitativa, o autoconceito foi operacionalizado por meio de entrevistas em profundidade,com o objetivo de desvendar que indicadores os adolescentes utilizam para descrever a simesmos. Foram entrevistados 13 jovens de 12 a 17 anos. Para a etapa confirmatória, foiaplicado o questionário com os indicadores do autoconceito a 553 adolescentes brasileiros.Esta etapa resultou na validação da escala para o público em questão. As dimensõesencontradas são: (1) Esforço; (2) Extroversão; (3) Interação Social; (4) Autenticidade; e (5)Autoconfiança. Estas dimensões ilustram características específicas da adolescência, marcadapor ser um tempo de transição e de elaboração de mudanças. Compreender estas dimensõespode ajudar os pesquisadores e gerentes a acessar de forma mais profunda os sentimentos queos consumidores estabelecem com as marcas e produtos, e posicioná-los em relação a ummercado altamente competitivo.

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