Estímulos Olfativos Influenciam Decisões de Compra? Um Experimento em Varejo de Alimentos
Informações
Código: MKT2108
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Francisco Mozart Cavalcante Rolim, Maruza Vieira Barboza, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Resumo
A influência dos estímulos ambientais no comportamento de compra tem sido objeto deinteresse de acadêmicos e varejistas. Dentre os estímulos que compõem a atmosfera de loja, oaroma ainda é um dos menos explorados. Diante disso, o presente estudo procura testar ainfluência de estímulos olfativos na decisão de compra de consumidores habituais de umestabelecimento comercial varejista do ramo alimentício, mediante manipulação de aroma dechocolate ao leite no interior da loja. Partindo de uma revisão da literatura relacionada aotema, um experimento foi conduzido em ambiente de varejo. Em seguida, aplicou-se umlevantamento do tipo survey, a fim de se mensurar a percepção dos clientes que procuraram aloja nas duas situações: com e sem aromatização. Finalmente, buscou-se verificar o impactodo aroma no volume de vendas. A análise dos dados deu-se mediante utilização de estatísticadescritiva e análise de variância. Os resultados revelaram aumento de 12% no faturamentodurante o período em que a variável aroma de chocolate compôs a atmosfera da loja, numademonstração da influência desse fator no comportamento de compra dos clientes. O estudotraz uma importante contribuição gerencial: estímulos olfativos, quando adequadamenteutilizados, contribuem para o incremento das vendas no varejo.
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