EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Falsa Ilusão de Ter: Investigando os Tipos de Valor para o Consumidor de Falsificações


Informações

Código: MKT2035
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Marcia Christina Ferreira

Resumo

Com o objetivo de compreender como o consumidor de falsificações valoriza os produtos queconsome o presente trabalho opta pela tipologia de valor para o consumidor proposta porMorris Holbrook. Esta abordagem é capaz de realçar a essência das experiências de consumopermitindo identificar quais tipos de valor o consumidor atribui para as suas ações deconsumo. O estudo exploratório realizado buscou, em entrevistas em profundidade, extrairimpressões e experiências do consumidor falsificações residentes na cidade do Rio de Janeiro.A análise de conteúdo foi a ferramenta usada para o tratamento das informações levantadas. Otipo de valor para o consumidor mais recorrente nas entrevistas foi o valor como diversão(prazer), seguido do valor como estima e como status; para só então os valores comoexcelência, eficiência, ética e espiritualidade serem observados. O valor “estética” não foiapontado nos depoimentos analisados. O valor predominante (diversão) se diferencia do valorausente (estética) apenas na dimensão ativa aonde o bem é valorado pelo aspecto de suaexperiência; sugerindo que é nas experiências de consumo que se encontram as razões paraconsumo de falsificações. Os resultados sugerem oportunidades de pesquisas futuras.

Abrir PDF