EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Motivação para o Consumo de Marcas: A Associação do Modelo de Cadeias Meios-Fins e o Conhecimento de Marca para o Contexto Turístico


Informações

Código: MKT1943
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Flávio Freire Souza, Ana Paula Cavallet Mengarelli

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi compreender a motivação pela escolha demarcas para suprir anseios pessoais dos consumidores por meio do Modelo de Cadeias Meios-Fins, utilizando o contexto turístico. A população enfocada foi a de jovens consumidoresresidentes em Curitiba. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas emprofundidade, na etapa qualitativa exploratória, junto a três profissionais atuantes no setor e12 consumidores da população selecionada. Na etapa quantitativa, a coleta foi realizada pormeio de survey com 326 respostas válidas para questões estruturadas que contemplavam aTécnica de Padrão de Associação, relacionando os atributos, benefícios e valores relevantesno contexto trabalhado. Além disto, os destinos turísticos e os atributos de maior relevânciapara a população-alvo foram relacionados, com base na percepção dos próprios consumidores,o que resultou em mapas mentais da amostra selecionada. Finalmente, os motivos queembasam as preferências dos consumidores jovens pelos diferentes destinos turísticospuderam ser explorados.

Abrir PDF