EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Papel Moderador do Nível de Estimulação Ideal nas Relações Entre os Valores de Compra e Esforço e Variáveis de Resultado do Varejo


Informações

Código: MKT1924
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

João Marques Teixeira, José Mauro da Costa Hernandez

Resumo

O estabelecimento da escala de valor de compra impulsionou os estudos e a realização depesquisas sobre os antecedentes dos valores de compra hedônicos e utilitários e seusrelacionamentos com as variáveis de resultado do varejo – a satisfação, o boca-a-boca e aintenção de recompra. Além disso, diversas pesquisas estudaram os relacionamentos entre oesforço e a satisfação. Entretanto, estes estudos não consideraram o papel que as diferençasindividuais dos consumidores, explicada pela teoria do nível de estimulação ideal, podemexercer nestas relações. Este estudo propõe um modelo teórico em que a proposição central éque o nível de estimulação ideal modera as relações entre os valores de compra hedônicos eutilitários, o esforço, a satisfação, o boca-a-boca e a intenção de recompra. Esta novaperspectiva poderá enriquecer e suplementar os conhecimentos até agora obtidos sobre oconsumo hedônico e utilitário, contribuindo para o esclarecimento de novas indagações.

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