EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


ATRIBUTOS, BENEFÍCIOS E VALORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE PERFUMES DE LUXO


Informações

Código: MKT1905
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Luciane Stefanes Alonso, Renato Zancan Marchetti

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar a relação associativa entre os valores, benefícios eatributos percebidos pelas consumidoras de perfumes de luxo. Com esta finalidade,utilizou-se o modelo de Cadeias Meios-fim (MEC), operacionalizado pela TécnicaPadrão de Associação (APT). Os dados da pesquisa foram coletados em três fases: aprimeira de natureza preparatória com seis profissionais do mercado de luxo eperfumaria; a segunda, de natureza qualitativa, com nove consumidoras utilizando aTécnica de Escalada e uma posterior fase quantitativa com 240 entrevistadas, usuáriasde perfumes de luxo. Pela análise do Mapa Hierárquico de Valor (MHV) da amostra foipossível observar que os valores e benefícios associados ao consumo de perfumes deluxo são de natureza individual, voltados ao bem-estar e à realização de suas usuárias.Além disso, ficou evidenciada que existe uma tendência à valorização de atributosfuncionais do perfume (aromas, fixação e embalagem). Os resultados obtidos tambémsugerem que existe um alto nível de desconhecimento sobre o conceito de marca deluxo entre as consumidoras já usuárias de produtos desta natureza

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