EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Pirataria, não! Resistência. Um Estudo sobre as Práticas de Resistência do Consumidor Brasileiro de Música Digital


Informações

Código: MKT1670
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Denise Franca Barros, João Felipe Rammelt Sauerbronn, Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly, Alessandra Mello da Costa

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender como consumidores brasileiros de música digitalpercebem e entendem o chamado “consumo ilegal” de música por meio da “pirataria virtual”.De forma a alcançar tal objetivo, foram utilizados como referencial teórico o conceito deresistência do consumidor e como referencial metodológico a análise de discurso. A partir deuma abordagem qualitativa, foram coletados dados em dois grupos de foco compostos porquatorze jovens universitários que declararam fazer download de músicas para consumopróprio costumeiramente. Foram identificadas quatro formas de resistência praticadas porestes consumidores: (1) a força de oposição ao mercado; (2) a agência do consumidor; (3) a“saída”; e (4) a divergência frente à prática do mercado. Após uma breve contextualização damudança tecnológica no mercado fonográfico que originou o fenômeno da “pirataria virtual”,apresentamos quadro referencial teórico sobre resistência e consumo. A interpretação dosresultados e a discussão sobre download e resistência encerram este artigo.

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