EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


CONFIANÇAS COGNITIVA, AFETIVA E COMPORTAMENTAL EM TROCAS BUSINESS-TO-CONSUMER


Informações

Código: MKT1381
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Mellina da Silva Terres

Resumo

O construto confiança tem sido amplamente abordado por diversas disciplinas como asociologia, a psicologia, a economia e o marketing. Entretanto, após um exame do estado da arteda confiança, ainda vislumbram-se algumas lacunas no conhecimento deste construto. Um desteshiatos é em relação às dimensões cognitiva, afetiva e comportamental da confiança, amplamenteignoradas pelos pesquisadores, que consideram, na maioria das vezes, apenas a dimensãocognitiva. Todavia, a dimensão afetiva é uma importante faceta da confiança já que trata dasrelações inter-pessoais entre indivíduos e uma organização, e a dimensão comportamental pereceser importante qualquer que seja a natureza da troca – business-to-business ou business-toconsumer.No contexto business-to-business alguns trabalhos abordam estas dimensões,entretanto, no contexto business-to-consumer não foi encontrado nenhuma literatura. Este ensaioteórico se propõe a investigar as dimensões afetiva, cognitiva e comportamental da confiança nocontexto business-to-consumer bem como explorar suas possíveis relações com o construtolealdade em trocas relacionais e transacionais. Ao longo deste ensaio teórico serão lançadasalgumas proposições que representam novas trilhas de pesquisa e ao final do estudo serão feitasalgumas considerações.

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