"Vai uma Ostra aí?": Percepção de Risco no Consumo de Alimentos de Praia
Informações
Código: MKT1337
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Michelle Helena Kovacs, Marina de Aguiar Vasconcelos Moneta, Roberta Madureira da Costa
Resumo
A relação entre risco e comportamento de consumo é abordada neste artigo com o objetivo deinvestigar o construto risco percebido quanto ao consumo de alimentos que são vendidos naspraias do Recife, com foco nos turistas, com o intuito de analisar possíveis diferenças depercepções em relação aos tipos de riscos abordados pela literatura especializada. Buscou-seainda verificar a propensão a assumir riscos e diferenças quanto à percepção dos benefícios doconsumo de alimentos nas praias. Para alcançar esses objetivos foi realizado um estudoqualitativo, com a aplicação de roteiro de entrevista, com uma amostra de 30 turistas nacionais eestrangeiros que freqüentam as praias de Boa Viagem e do Pina. Os resultados encontradosneste estudo mostram que poucas são as pessoas que não percebem risco no consumo dealimentos de praia. Entre os riscos percebidos, dois podem ser citados: o risco a saúde e o riscode futura oportunidade perdida. A questão da marca, da figura do vendedor e de um profissionalda área de turismo, do conhecimento do vendedor e das informações dadas por parentes eamigos foram algumas estratégias de redução de risco utilizadas pelos consumidores.
Abrir PDF