EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


UM ENIGMA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO BRASIL: Análise comportamental do consumo procrastinado em um cenário inflacionário


Informações

Código: MKT1182
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Roberta Muramatsu, Patricia Fonseca

Resumo

Baseado no referencial teórico da economia comportamental (behavioral economics), opresente artigo busca diagnosticar e explicar um enigma do consumo intertemporal no Brasil:o comportamento de procrastinação do consumo imediato e de decisão de poupança durante operíodo de hiper-inflação no final da década de 1980. Argumenta-se aqui que tal anomalia docomportamento do consumidor é resolvida quando determinados fatores explanatórios - o viésde projeção e o pavor pela espera – passam a compor explicitamente o modelo convencionalde escolha intertemporal, denominado de modelo de utilidade descontada constante. Nossahipótese de trabalho é que tais elementos psicológicos moldam a percepção dos agentes sobreos incentivos vigentes no período em questão e, como tais, servem para compreender asdiscrepâncias existentes entre padrões de comportamento de consumo efetivamenteobservados e aqueles previstos pela abordagem econômica tradicional. Conclui-se que astentativas de reformar os frágeis fundamentos comportamentais da análise econômica docomportamento do consumidor abrirão espaço tanto para a identificação e melhorcompreensão de inúmeros enigmas da escolha no mundo econômico real e dessa formacontribuirão para o progresso explanatório e preditivo da própria Economia.

Abrir PDF