EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Fatores Explicativos do Comportamento Inovador entre Internautas na Idade Madura


Informações

Código: MKT1038
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Ana Flavia Barbosa de Bello Rodrigues, Renato Zancan Marchetti

Resumo

O objetivo central desta pesquisa consiste em analisar e mensurar associações entrecaracterísticas pessoais, características psicológicas e fatores sociais em relação aocomportamento inovador de consumidores maduros usuários de Internet, consoante oParadigma de Difusão de Inovações entre Consumidores (GATIGNON, ROBERTSON,1991). A pesquisa realizada foi do tipo descritiva com um estudo transversal único, compostapor uma etapa inicial qualitativa através de 16 entrevistas pessoais em profundidade comconsumidores maduros internautas e uma etapa posterior quantitativa através de pesquisaspessoais e pela Internet com 200 internautas brasileiros acima de 55 anos, de classes A e B.Utilizou-se, entre outras técnicas, o método transversal para identificar os inovadores a partirda posse de inúmeras inovações tecnológicas, a análise de correspondentes múltiplos (MCA)para atribuição de escores de comportamento inovador, e a análise de regressão múltipla paramensuração das associações do modelo. Os resultados indicam que os consumidores madurosque possuem tendência a experimentar inovações e um maior conhecimento sobre tecnologiaapresentam comportamento mais inovador em relação aos demais, no que se refere à posse debens tecnológicos e são reconhecidos como líderes de opinião pelos que os cercam.

Abrir PDF