Quanto mais informações melhor? Um experimento acerca dos efeitos da sobrecarga de informações na compra de um produto no varejo eletrônico
Informações
Código: MKT992
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Rafael Lucian, Salomão Alencar de Farias
Resumo
Diante do crescimento acelerado das práticas de comércio pela Internet e anecessidade das empresas e da academia de entenderem o efeito desta nova realidade nosconsumidores, este artigo tem como objetivo mensurar se há relação entre a sobrecarga deinformações no ambiente virtual e a resposta de satisfação e confusão dos consumidores. Apesquisa teve caráter exploratório-explicativo e fez uso de um quase-experimento como formade operacionalização. Devido à metodologia adotada, foram obtidas duas amostras: a primeirade controle com 114 respondentes e a segunda de experimento, onde foram relatados 178casos. Para análise dos dados, foi feito uso de estatística descritiva (tendência central edispersão), multivariada (análise fatorial) e não-paramétrica (teste U de Mann-Whitney). Umamatriz fatorial 2x2x2 foi construída e a partir dela foi concluído que a experiência desobrecarga de informações relaciona-se com as respostas de satisfação e confusão noambiente do e-commerce.
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