Personalidade e Segmentação do Mercado de Moda: Contrastes e Perfil de Jovens Inovadores segundo o Gênero
Informações
Código: MKT969
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Plínio Rafael Reis Monteiro
Resumo
A inovação é um tema relevante da disciplina de comportamento do consumidor e quevem merecendo atenção constante dos pesquisadores (ENGEL et al. 1995). Tratar deinovação no contexto de moda é crucial, pois se acredita que grande parte das receitas daindústria da moda provém dos inovadores. Assim estudos têm tentado compreender o perfildos inovadores do gênero masculino e feminino, com atenção especial aos jovens quecompreendem parcela expressiva deste segmento (PAINTER e GRAZIN, 1976).Considerando a relevância deste tema e do setor de moda de vestuário, este estudo tentacompreender o perfil de personalidade dos consumidores a partir do modelo 3M depersonalidade (MOWEN, 2000) Para tal foi feito um estudo conclusivo descritivo, aplicadopor meio de um survey auto-preenchido que contou com 850 estudantes de uma capitalbrasileira. Os resultados mostraram que jovens inovadores diferem em várias característicasde personalidade e que o modelo 3M foi capaz de prever adequadamente diferenças entre ossegmentos. O estudo vem a confirmar que a personalidade pode ser usada para compreender operfil de jovens inovadores e aponta implicações gerenciais inusitadas para a indústria damoda, considerando as particularidades dos segmentos.
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