EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Factor de Emoção e Atenção na Procura de Informação na Web: Um Enfoque Naturalista


Informações

Código: MKT732
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Fernando Colmenero Ferreira, Christophe Benavent

Resumo

Este estudo aborda de que forma o factor de emoção e atenção se manifesta nocomportamento dos internautas quando da fase da procura de informação. Assim, estudamoso processo de procura de informação de acordo com um método naturalista. Esta metodologiaqualitativa e suportada sobre uma análise de casos múltiplos. Uma das originalidades desteestudo está na observação do desempenho da procura de informação na Web, utilizando oambiente do computador pessoal, de cada um dos participantes.No estudo procuramos estabelecer a influência das características da tarefa a desempenharpelos participantes no processo de procura de informação, e a manifestação docomportamento cognitivo e afectivo. Com base na natureza da tarefa e da frequência relativados tipos de operação efectuados no desempenho dessas tarefas, chegamos ao resultado quequer as emoções quer a atenção estão mais directamente ligadas às operações específicas queà implicação do internauta num tipo de tarefa particular.

Abrir PDF