EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


As Estratégias de Posicionamento: A Busca Pluralista pelo Comportamento do Consumidor nas Sociedades Midiáticas e Temporais na Perspectiva do Meeting Points.


Informações

Código: MKT486
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor

Autores

Roberto Bazanini, Denis Donaire

Resumo

O artigo apresenta a síntese da pesquisa realizada entre fevereiro de 2006 e janeiro de2008, as dificuldades encontradas e as alterações realizadas durante o percurso, bem como osresultados alcançados e as conclusões referentes às estratégias de posicionamento presentes nabusca pluralista pelo comportamento do consumidor. Por meio de um levantamento nãoprobabilístico intencional de natureza quantitativa e amostra por conveniência junto aosassociados da ADVB/FBM e participantes do Encontro de Profissionais de Marketing 2007,realizado em São Paulo, buscou-se avaliar a pertinência da teoria do Meeting Points junto aosprofissionais de marketing. Essa teoria pós-moderna propõe uma nova metodologia paraestudo do consumo contemporâneo, tendo por base as treze assertivas de Gerken (1994) que,na pesquisa, foram convertidas em treze afirmações constantes no questionário. Os resultadosda pesquisa de campo apontam para a não concordância desses profissionais em relação aospreceitos apresentados e, consequentemente, a não pertinência das estratégias deposicionamento propostas pelo Meeting Points.

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