Comportamento Compulsivo de Compra: Fatores Influenciadores no Público Jovem
Informações
Código: MKT372
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-B - Comportamento do Consumidor
Autores
Celso Augusto de Matos, Kátia Bonfanti
Resumo
Nos estudos em comportamento do consumidor, diversos fatores têm sido apontados comoinfluenciadores do comportamento compulsivo de compra (CCC), tais como a estruturafamiliar, o materialismo, a socialização, os aspectos demográficos, a auto-estima, a ansiedadee a introversão. Porém, esses fatores foram investigados em estudos independentes e assimfalta uma integração dos fatores em um modelo teórico e a comparação dos efeitos sobre oCCC. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho foi propor e testar um modelo teóricointegrador dos principais fatores que influenciam o CCC, considerando quatro aspectos:família de origem, cultura de consumo, fatores internos e perfil demográfico. Um objetivoadicional foi ampliar a definição de ‘estrutura familiar’ utilizada na literatura de marketing.Foi realizada uma pesquisa do tipo survey com 287 adolescentes. Os resultados principaisdestacaram um efeito significativo do comportamento compulsivo dos pais sobre omaterialismo dos jovens e a influência desse materialismo sobre o CCC dos jovens (papelmediador do materialismo). Além disso, foi observado que os adolescentes do gênerofeminino apresentavam maior propensão ao CCC. Por fim, esses resultados são discutidoscom base na literatura e as limitações e sugestões para novas pesquisas são apresentadas.
Abrir PDF