EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Problematizando identidade e subjetividade em estudos sobre consumo


Informações

Código: MKT2217
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Eduardo André Teixeira Ayrosa, Juliana Marques Figale, Flora Tucci

Resumo

A identidade não poderia ser vista como um problema se não existissem crises de identidade.Problemas de pesquisa com foco sobre identidade não se limitam às situações em queela se manifesta e impõe. Tais problemas podem atingir a própria concepção do que é identidade:seus domínios nas relações humanas, as fontes de identificação, e os mecanismos atravésdos quais ela pode ser construída, administrada e negociada. O objetivo deste trabalho érefletir criticamente sobre estas condições de existência e controle da identidade na modernidadetardia, e mais especificamente, no âmbito do mercado. Realizaremos uma análise dasrelações entre identidade, o conceito de self, e a produção de subjetividades. Pretendemos,através destas análises, propor novos rumos de problematização da identidade em estudos sobreconsumo e marketing.

Abrir PDF