EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Co-Autoria em Marketing no Brasil: uma Análise dos Artigos Publicados no EnAnpad e no EMA entre 1998 e 2007


Informações

Código: MKT2612
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Lélis Balestrin Espartel, Kenny Basso, Eduardo Rech

Resumo

Uma das principais tendências verificadas nos últimos anos é o aumento da colaboraçãocientífica, caracterizada pela co-autoria. Na medida em que aumenta a pressão sobre ospesquisadores por publicação de artigos, a co-autoria apresenta benefícios que podemrepresentar publicação em maior quantidade e qualidade. A fim de analisar a co-autoria emMarketing no Brasil, foram analisados os artigos publicados em eventos promovidos pelaANPAD no período entre 1998 e 2007, totalizando 12 eventos (10 EnANPADs e 2 EMAs) e579 artigos. Os resultados indicam a predominância da co-autoria interna (entre pesquisadoresda mesma instituição), da colaboração entre professores e alunos e da não adoção deordenação alfabética de autores. O ordenamento das instituições que mais participam de coautoriarevela que as mesmas tiveram as melhores avaliações da CAPES para o último triênio.

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