EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Personalidade de Marca: Como se Mede?


Informações

Código: MKT2204
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Nícolas Gonçalves Pontes, Juracy Gomes Parente

Resumo

Amplamente aceita por pesquisadores e acadêmicos a escala desenvolvida por Aaker (1997)ganhou notória atenção e destaque em estudos de marketing. Entretanto, o artigo de Azoulay eKapferer (2003) inicia um questionamento sobre a escala desenvolvida argumentando que amesma estaria extrapolando as dimensões do conceito de personalidade de marca, e medindoalém deste, algumas dimensões da identidade de marca. Sendo assim, o objetivo deste artigo éfazer uma comparação entre os dois modelos propostos, estabelecendo diferenças esemelhanças, para ajudar a pesquisadores de marketing a obter melhores resultados.Utilizando a escala proposta por Aaker (1997) e também por Azoulay e Kapferer (2003), doisquestionários sobre as marcas Nike, Mizuno e Adidas foram aplicados a um grupo de jovensentre 25 e 35 anos, praticantes e não-praticantes de esportes. Ao mesmo grupo, tambémaplicou-se um questionário Os resultados dos dois questionários demonstram queindependentemente da ferramenta escolhida e utilizada o pesquisador de marketing obteráresultados muito semelhantes.

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