A DIFÍCIL CONVERGÊNCIA - PRÁTICA DE PESQUISA ACADÊMICA INTERPRETATIVA EM MARKETING
Informações
Código: MKT2010
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
Autores
João Felipe Rammelt Sauerbronn
Resumo
Muitos fenômenos de marketing e do comportamento do consumidor não sãoobserváveis dentro de uma perspectiva hipotético-dedutiva, e permanecem sem investigação,seja por falta de interesse da comunidade acadêmica, seja devido às carências metodológicas.Neste artigo apresento minha experiência com a utilização de uma abordagem interpretativaem uma pesquisa acadêmica de marketing e suas conseqüências metodológicas práticas.Apresento as posições ontológica e epistemológica de meu trabalho de doutorado e mostrocomo utilizei o método do Interacionismo Interpretativo. Esta opção demonstrou ser adequadaà forma de investigação, organização e operação propostas em minha tese. Mesmo sendonecessárias algumas adaptações, o Interacionismo Interpretativo ofereceu uma soluçãoaplicada aos problemas de análise dos volumosos dados resultantes da abordagem qualitativa.Ao retratar minha experiência na condução de uma pesquisa de marketing de caráterinterpretativo, espero oferecer uma maior compreensão a respeito desta orientação eincentivar mais pesquisadores a adotarem opções semelhantes.
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