EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Consumo Consciente no Brasil: Um Olhar Introdutório Sobre Práticas de Resistência ao Consumo por meio da Análise do Discurso do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente


Informações

Código: MKT1872
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Denise Franca Barros, Alessandra Mello da Costa

Resumo

A literatura sobre movimentos anticonsumo e consumo consciente ainda érecente e incipiente no Brasil. Este artigo analisa o tema mais relevante no contexto brasileiro- consumo consciente – tendo como referencial organizacional uma poderosa voz nestadiscussão que tem sua origem nas empresas privadas: o Instituto Akatu pelo ConsumoConsciente. Duas inquietações norteiam este trabalho: Será que podemos afirmar que odiscurso de consumo consciente no Brasil foi criado – ao contrário de outros países – pelaspróprias empresas? Será apenas um esforço de marketing? Optou-se por adotar posturareflexiva e crítica analisando de forma introdutória tais discursos por meio da análise dediscurso. Nos parece que o discurso de consumo consciente se distancia da prática, ocorrendoum perigoso desvio do foco principal do problema. Ironicamente, o processo produtivo e suasrecorrentes seqüelas não são questionados, ocorrendo uma perversa transferência deresponsabilidades apenas para o ato de consumir do consumidor pessoa física. Ao mesmotempo, nos parece que hoje, dentre todas as possíveis vantagens provenientes de ser umaempresa socialmente responsável ou “verde” as mercadológicas parecem mais atraentes.

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