A influência do marketing na erotização precoce infantil
Informações
Código: MKT1766
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
Autores
Vinicius Andrade Brei, Luciana Burnett Garcia, Suzane Strehlau
Resumo
Esse artigo teórico-empírico aborda o processo de erotização precoce infantil. O objetivo éanalisar a influência das ações de marketing que se valem de argumentos eróticos ou sensuaispara estimular a compra, influenciar opinião, formar imagens ou vender produtos destinados acrianças. Para tal utilizou-se da triangulação de metodologias qualitativas para elaborar umcorpus de pesquisa que abrangesse dados sobre o lado da oferta e também sobre a demanda deprodutos infantis. Alguns dos resultados mostram produtos com conotação erótica, tais comosandálias de salto alto e kits de maquiagem para crianças, encontrados nos sites. De formaanáloga, identificou-se, em lojas, outros produtos como sutiãs com enchimento e saias curtasofertadas ao mesmo público. Os desenhos das crianças apresentavam maquiagem, salto alto,blusinhas e saias curtas, calça justa, marcas de roupa e lojas, sacolas de lojas e bijuterias, oque também observou-se nas festas e eventos infantis. A contribuição desta pesquisa érelacionar as ações de marketing e suas conseqüências na sociedade, utilizando oconhecimento como forma de emancipação para o consumidor.
Abrir PDF