A Imagem do Comércio Varejista e a Satisfação dos Consumidores: Um Estudo Exploratório Ambientado em uma Cidade da Serra Gaúcha
Informações
Código: MKT1029
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
Autores
Deonir De Toni, Fabiano Larentis, Adilene Alvares Matti, Gabriel Sperandio Milan
Resumo
Este estudo exploratório desenvolve uma comparação entre a imagem do comércio varejista ea satisfação dos consumidores em uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul.A pesquisa foi realizada com 300 consumidores. Para fazer tal análise, utilizou-se umquestionário estruturado, onde atributos relacionados à satisfação dos consumidores emrelação aos serviços prestados pelo comércio local foram definidos a priori. Em acréscimo,foi empregado parte de um procedimento padronizado, a Técnica de Configuração de Imagem– TCI, que visa analisar e compreender a estrutura das imagens do objeto identificado namente dos entrevistados. Comparando-se os resultados da aplicação das duas técnicas,percebeu-se uma semelhança entre as imagens centrais e o nível de satisfação dosconsumidores em relação a alguns conceitos. Por outro lado, não se observou uma relaçãoentre o nível de importância das variáveis estudadas e a imagem central dos entrevistados, ouseja, os atributos considerados mais importantes nem sempre fazem parte da imagem centraldo consumidor. Com base nos resultados, pressupõe-se que o nível de satisfação dosconsumidores em relação a um objeto pode influenciar diretamente na imagem que estes têmsobre este mesmo objeto.
Abrir PDF