EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Seu Desejo é uma Ordem!


Informações

Código: MKT894
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Caroline Agne Vanzellotti

Resumo

Busca pelo prazer, motivação, necessidades e desejos são conceitos relacionados aocomportamento dos consumidores desde o surgimento da disciplina (SHETH et. al., 1988). Oadvento da sociedade pós-moderna e o papel central do consumo em sua construção (Miller,1987) evidenciam a necessidade de compreender estes conceitos centrais em marketing à luzde novas teorias e metodologias. Áreas correlatas ao marketing, como antropologia epsicologia, entendem o fenômeno da sociedade de consumo como o resultado de múltiplasinfluências. Particularmente para psicologia, a sociedade expõe o indivíduo a uma constantetensão delimitada pelo desejo de consumir e pelo receio de sucumbir a estes desejos.Hedonismo, fragmentação e materialismo são apontados como conseqüências do incrementodo consumo e a explicação de sua importância pode passar pelo papel da imaginação e dodesejo nas sociedades contemporâneas. A imaginação permite a obtenção de prazer através defantasias, e tem na compra e no consumo formas momentâneas de realização. Comprassucessivas podem resultar de recompensas reais não tão favoráveis quanto o devaneioimaginativo. O mal estar gerado pela não obtenção do máximo prazer esperado parecerevitalizar o desejo impositivamente, impulsionando o indivíduo para novas ações (compras).

Abrir PDF