Marketing Cultural é Responsabilidade Social Empresarial? (Des) Equilíbrio de Forças Entre Mercado e Sociedade
Informações
Código: MKT617
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
Autores
Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Fernanda Miranda Vasconcellos Motta
Resumo
O propósito deste artigo é evidenciar, por meio da aplicação da metodologia de análise críticade discurso as “falas” de atores ligados às iniciativas pública e privada, no que diz respeitoaos temas responsabilidade social empresarial e investimento cultural. Por meio dessasanálises, é possível inferir que tem havido uma inversão dos papéis destinados ao Estado e àsempresas privadas, e que essa situação acaba por decretar o desaparecimento do cidadãoconsciente para dar lugar ao consumidor consciente que, no final das contas, é impelido alegitimar a atuação das empresas privadas sob pena de ser acusado como o grande culpadopelas mazelas sociais vivenciadas atualmente no país. Assim, é proposta uma releitura dospapéis de cada ator, questionando-se se essa “atrofia” das políticas de Estado e a conseqüente“hipertrofia” das políticas sociais e culturais das empresas privadas não acaba, de fato,validando um discurso de equilíbrio entre demandas de mercado e sociais e uma práticadesequilibrada dessas relações de força, no contexto atual.
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