EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Integração de Conhecimento Moderno e Pós-Moderno em Marketing? Uma Análise Meta-Teórica do conhecimento desenvolvido sobre o Consumo, o Consumidor e seus Métodos de Pesquisa


Informações

Código: MKT467
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Beatriz Q. Villardi, Heloisa Guimarães Peixoto Nogueira

Resumo

A pesquisa do consumidor passa por mudanças na abordagem do fenômeno de consumo e seusmétodos de pesquisa, talvez decorrentes de mudanças na natureza do ser humano, nos conceitos deciência, realidade e verdade, apontados pelo pensamento pós-moderno. Este estudo, de naturezaqualitativa e descritiva, responde a pergunta: como se relacionam mudanças metodológicas napesquisa sobre o consumidor com o correspondente conhecimento desenvolvido pela área sobre oprocesso de consumo? É questão relevante, pois aprofunda o entendimento sobre o vínculo entremudanças metodológicas e epistemológicas ocorridas, ressalta a contribuição dos métodos depesquisa utilizados na construção do conhecimento sobre o consumidor e pode subsidiar decisõesdos responsáveis por pesquisa do consumidor. Para tal, 86 artigos foram selecionados e analisadoshermenêuticamente em seus níveis ontológico, epistemológico e metodológico. Assim, quatrocategorias emergiram: tipo de método; resultado teórico; tema focado e postura do pesquisador.Estas categorias, configuradas num marco analítico meta-teórico, fundamentam três proposiçõespara pesquisar empiricamente o consumidor que sugerem uma possível complementaridade doconhecimento desenvolvido sob diferentes paradigmas.

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