Meta-Análise do Modelo Teórico "E-O-R" de Mehrabian e Russell (1974)
Informações
Código: MKT162
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
Autores
Valter Afonso Vieira
Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o modelo Teórico “E-O-R” de Mehrabian eRussell (1974). A amostra foi constituída da seguinte forma: quanto a primeira meta-análise,21 artigos produziram 26 effect sizes para ativação e 16 estudos produziram 21 effect sizespara prazer; quanto a segunda meta-análise, 39 investigações produziram 57 effect sizes paraativação e 37 trabalhos produziram 54 effect sizes para prazer. No que versa os resultados, ahipótese da relação entre ativação e prazer foi significativa. Os achados das 15 investigaçõesmostraram uma correlação significativa entre ativação e resposta. A próxima hipótese previauma relação entre prazer e a resposta do consumidor. Os resultados mostraram umacorrelação significativa e forte entre as duas variáveis, confirmando a hipótese. De modogeral, esses três resultados confirmam o modelo Teórico “E-O-R”. Após discussão dosprincipais resultados, o artigo examina os efeitos moderadores.
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