EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Quais Fatores Compõem a Esperança no Consumo de Bens e com Quais Variáveis de Marketing Ela se Relaciona?


Informações

Código: MKT161
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Valter Afonso Vieira

Resumo

No que tange ao triplo objetivo deste estudo, o mesmo (a) sugere um instrumentopara aferir esperança, (b) testa-o numa série de oito hipóteses da rede nomológica e (c)verifica a opinião subjetiva dos consumidores. No Estudo 1 foi realizada uma pesquisa do tiposurvey, visando analisar a estrutura do instrumento de esperança sugerido. Um total de 226questionários foi recebido, configurando a amostra de conveniência e do tipo nãoprobabilística.No Estudo 2, 13 pessoas responderam ao questionário subjetivo. Inicialmente,embora maus ajustamentos dos modelos foram identificados, as evidências sugerem umaestrutura de quatro fatores para o construto esperança – ou pelo menos refuta seu caráterunidimensional. Assim, importância, desejo, esperança e possibilidade refletem a variávellatente, sendo que importância explicou a maior variância do fenômeno. Segundo, um examede diversos modelos rivais não apresentou um modelo superior ao indicado na estrutura “B”,a qual é representada pelas quatro dimensões. Por fim, os resultados suportaram diversashipóteses previstas.

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