EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Afinal Existem Outras Seqüências para o Esquema Teórico de Oliver (1999): Cognição, Afeto, Conação e Ação?


Informações

Código: MKT159
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing

Autores

Valter Afonso Vieira

Resumo

A literatura freqüentemente sugere diferentes terminologias, antecedentes eestruturas para o conceito de lealdade. Dentre as possibilidades existentes, o tema de lealdadeestudado neste trabalho é limitado ao esquema Teórico de Cognição-Afeto-Conação-Ação,proposto por Oliver (1999). O objetivo deste trabalho é verificar a dimensionalidade, aassociação e a seqüência dos estágios de hierarquia da lealdade. Quatro teorias de hierarquiaconcorrentes são apresentadas como alternativa, sendo Hierarquia da Aprendizagem-Padrão,Hierarquia da Dissonância-Atribuição, Hierarquia de Baixo Envolvimento e HierarquiaExperiencial. O método de pesquisa foi um levantamento com 515 respondentes. Osresultados rejeitaram o esquema tradicional Teórico de Cognição-Afeto-Conação-Ação,proposto por Oliver (1999), sugerindo dois outros rivais, sendo: “afeto-cognição-conaçãoação”,classificado como Hierarquia da Decisão Afetiva, e “ação-conação-cognição-afeto”.Os resultados finais são discutidos a luz das quatro hierarquias concorrentes apresentadas.

Abrir PDF