EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


O Efeito das Compensações no Comportamento do Consumidor frente à Ruptura da Gôndola


Informações

Código: GOL810
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: GOL-B - Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Autores

Mauro Sampaio

Resumo

A falta de estoque continua sendo um problema no varejo. O progresso foi limitado,nos últimos quarenta anos as estimativas dos níveis de ruptura têm constantementeultrapassado a média de 8,0 %. O propósito desta pesquisa foi investigar a eficácia de cincoformas de compensações: pedido de desculpas, vale, entrega em domicílio, troca por outroitem de preço ligeiramente superior e desconto como um mecanismo para induzir oconsumidor a não deixar a loja frente a uma ruptura. Além da reação geral do consumidor,também foi examinado como algumas características do consumidor (fidelidade a marca) e asituação da compra (urgência da compra) influenciam o efeito de cada forma de compensaçãona reação do consumidor. Em geral, os resultados do estudo mostraram que as compensaçõesfuncionam. O pedido de desculpas é a forma de compensação menos eficiente, aparentementeaumenta a percentagem de consumidores que deixam a loja em reação à ruptura Estapesquisa sugere que existem oportunidades para varejistas utilizarem as compensações comomecanismo para gerenciar a ruptura.

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