EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Integração Entre Logística, Produção e Marketing nos Âmbitos Intra-organizacional e Interorganizacional: Estudo de Caso na Indústria de Bebidas Não Alcoólicas


Informações

Código: GOL16
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: GOL-B - Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Autores

Marina Dias de Faria, José Luis Felicio Carvalho

Resumo

A pesquisa foi motivada pela proposta de ampliar a discussão sobre a integração entre asdisciplinas e funções de logística, produção e marketing. Na instância teórica, essaaproximação tende a conferir maior relevância à área, principalmente em função de evidenciara preocupação com a dimensão estratégica. No âmbito prático, essa interface compreendeaspectos intra-organizacionais, bem como aqueles relativos às redes interorganizacionais, eaqueles que se espraiam ao longo da cadeia de suprimentos. O objetivo do trabalho éinvestigar a integração entre as funções de marketing, logística e produção presentes noalinhamento entre a previsão de vendas e a capacidade produtiva de uma corporação quefabrica, distribui e comercializa bebidas não alcoólicas. Os resultados da pesquisa –categorizada como estudo de caso único realizado por meio de pesquisa de campo, com apoiode investigação documental e pesquisa bibliográfica –, evidenciam a dificuldade em alinhar astrês áreas, uma vez que a organização enfrenta dificuldades para prever vendas e depoisadequar a capacidade produtiva a essa previsão. Em razão de desequilíbrios de poder, aanálise do caso sugere assimetrias na rede em que a corporação estudada ocupa a posiçãocentral, bem como um desequilíbrio correspondente na estrutura da cadeia de suprimentos.

Abrir PDF