DISCURSO DE EROS E PRÁTICA DE THÂNATOS: o esconderijo da dor e a Síndrome do Estoicismo Hercúleo.
Informações
Código: GPR1823
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-B - Relações de Trabalho
Autores
José Henrique de Faria, Tânia Maria Baibich-Faria, Dirceu Zorzetto Filho
Resumo
Em diversas ocasiões e situações, os pesquisadores se defrontaram com queixase reclamações produzidas sob as mais diversas formas sobre a qualidade de vida ou,mais precisamente, sobre a saúde física e mental dos professores submetidos àsexigências de desempenho, medido por indicadores de produtividade. O objetivo dopresente estudo o foi o de verificar quais fatores influenciavam as condições e asatisfação no e com o trabalho dos docentes de cursos de mestrado e doutorado em trêsuniversidades públicas do Paraná e como o faziam. Do ponto de vista das relações detrabalho, esta questão estava posta no paradoxo entre discurso e ação, como não poderiadeixar de ser haja vista a inicial arbitrária. Mas, o que se evidenciou foi mais do queisto. A estrutura do problema estava também posta em termos de um confronto dialéticono interior da ação, ou seja, entre ação e ação, enquanto unidade de contrários. Oproblema teórico, portanto, estava em encontrar a correta fundamentação para esclareceresta dialética e em expor os resultados de maneira adequada. A pesquisa mostrou queseis fatores afetam a capacidade de trabalho e a satisfação com e no trabalho, sendocinco em uma relação direta e um em uma relação inversa.
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