Educação, Empregabilidade e Mobilidade Social: Convergências e Divergências
Informações
Código: GPR2703
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-A - Gestão de Pessoas
Autores
Ana Heloísa da Costa Lemos, Veranise Dubeux, Mario Couto Soares Pinto
Resumo
A qualificação profissional tem sido alardeada como sendo um diferencial para ainserção no mercado de trabalho dos egressos de cursos de graduação. Ancorado empremissas típicas da teoria do capital humano, o investimento em educação é consideradoestratégico para impulsionar a ascensão social dos indivíduos e potencializar o crescimentoeconômico da sociedade. Todavia, a análise das constatações de Bourdieu (1988) acerca damobilidade social da sociedade francesa na década de 70 leva ao questionamento da supostarelação causal entre formação e empregabilidade, na medida em que revela outros vetores queinfluenciam a ascensão social dos indivíduos. Segundo o autor, as classes econômica eculturalmente mais favorecidas oferecem mais acessos a posições de maior potencial nomercado de trabalho a seus descendentes, do que as da base do estrato social. A presenteinvestigação teve como objetivo testar a validade das proposições de Bourdieu, a partir deuma pesquisa feita com 98 formandos e formados, de um curso de administração de empresasde uma renomada IES do Rio de Janeiro. Como conclusão, foi possível identificar relaçõesentre as origens desses egressos e sua inserção no mercado de trabalho, ligando a bagagemcultural e econômica de sua família, às empresas e aos postos aos quais ascenderam.
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