Competências Gerenciais Necessárias aos Professores-Gerentes que Atuam em Pró-Reitorias: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior de Minas Gerais
Informações
Código: GPR2302
Divisão: GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Tema de Interesse: GPR-A - Gestão de Pessoas
Autores
Daniela Cristina da Silveira Campos, Norma Barboza de Sousa, André Bernardo Campos, Nina Rosa da Silveira Cunha, Elenice Maria de Magalhães, Rosa Maria Miranda Armond Carvalho
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar parte dos resultados de um projeto de pesquisa, que buscouidentificar, na percepção dos sujeitos sociais, as competências necessárias aos professoresgerentesque atuam em Pró-Reitorias de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) deMinas Gerais (MG). Os sujeitos sociais da pesquisa foram 11 professores da IFES, os quaispossuem experiência como Pró-Reitor na Instituição. Tal escolha foi feita considerando-se ovalor da experiência gerencial desses indivíduos, tendo sido constituída uma amostra nãoprobabilística por conveniência. Após a análise das entrevistas semi-estruturadas por meio datécnica de Análise de Conteúdo, emergiram 11 categorias ou competências necessárias aosprofessores-gerentes, a saber: resolver os problemas por meio da criatividade; compartilhar dosinteresses institucionais; induzir o envolvimento dos outros; conhecer a estrutura organizacional;saber dividir o tempo com as atividades da docência; comunicar às partes interessadas as decisõesdos Conselhos Superiores; ter capacidade política; planejar as atividades do órgão que administra;ter iniciativa para tomar decisões; ter experiência gerencial na Instituição; saber administrarrecursos. As competências mencionadas representam comportamentos que trouxeram bonsresultados para os entrevistados enquanto Pró-Reitores.
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